domingo, 21 de agosto de 2011

Tomatada para todo ano

Com tanto tomate na horta , aproveito para congelar alguns e também para fazer tomatada . Deito a tomatada em frascos que depois estrelizo e conseva-se mais de um ano .  Muito prático para uma emergencia pois já está o refogado de tomate feito e para não dizer que é muito melhor que o de compra.

Receita :
tomates qb.
cebola qb.
alhos qb.
azeite
salsa
mangericão
louro
oregãos
sal

Pelam-se os tomates e limpam-se de pevides e deixam-se a escorrer algumas horas. Num tacho com azeite refoga-se a cebola com os alhos e a folha de louro, quando a cebola estiver macia acrecenta-se o tomate ,o mangericão e o sal e vai cozer mais  um pouco . Depois da tomatada estar cozida  retira-se a folha do louro e o mangericão e tritura-se , acrecenta-se a salsa e os oregãos e vai a apurar mais dois ou três minutos . Deita-se em frascos com a tampa em metal e vão a ferver cerca de vinte minutos  , guardam-se com a tampa virada para baixo . Conserva-se mais de um ano como se fosse acabado de fazer.

1 comentário:

  1. Amei os pés de tomate. Plantei em minha hortinha, tomatinhos. Gostei do modo como estão os seus. Vou fazer assim também.

    Bj
    Rose

    http://amigasqueengordam.blogspot.com

    ResponderEliminar