domingo, 31 de julho de 2011

Bolo de courgete

Para aproveitar os courgetes que são tantos , e também pela curiosidade dos ingredientes decidi fazer este bolo cuja receita vi num dos blogs dos quais sou seguidora , peço desculpas à lesada mas não me lembro do blog . O sabor do bolo é bom e é muito húmido , deixo-vos com a receita e a ultima do mês de julho .

Receita :
4 ovos inteitos
250 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
300 gr, de courgete ralado
100 gr. de cenoura ralada fininha
raspa de 1 limão
1 colher de sobremesa de pó royal

Batem-se os ovos com o açúcar , junta-de a farinha misturada com o pó royal e bate-se bem . Descasca-se o courgete e rala-se , junta-se á massa o cougete , a cenoura e o limão ralados e envolve -se tudo muito bem . Deita-se a massa em forma untada e enfarinhada e vai ao forno pré aquecido a 180º cerca de 30 minutos dependendo do forno ou fazendo o teste do palito .

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pêra Abacate recheada com gelado

Há muito tempo que trago esta receita de baixo de olho , finalmente hoje decidi -me a faze-la e bendita a hora que a fiz  pois ficou aprovadissima cá por casa . Tão facil e um docinho gelado tão diferente do habitual .

Receita :
1- Abre-se a pêra abacate ao meio , retira-se o caroço e escava-se toda a polpa.
2 - Esmaga-se a polpa com um garfo e açucar a gosto e  aromatiza-se com vinho do porto ao paladar de cada um (pode substituir o vinho do porto por sumo de limão  ) .
3 - Recheia-se as conchas da pêra com o preparado e deita-se por cima uma bola de gelado .
Prontinho a comer !!! delicioso e super facil !!! .Antes do almoço preparei as pêras abacate e coloquei-as no frigorifico , na hora  da sobremesa é que coloquei por cima o gelado .

Espero que gostem desta sugestão  tão gostosa e tão simples !!! Bjs .

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Açorda de tomate com legumes panados

 Olá , de vez em quando sabe bem  uma açorda de tomate , assim como esta bem cremosa . Cá em casa todos gostamos e não sei porquê sabe -me melhor no verão .Serviu de acompanhamento a legumes panados pois estes abundam na horta , panei couve flor, bróculos e courgete. Cozi a couve flor e os  bróculos ,  e deixei arrefecer. Cortei uma courgete as rodelas e salpiquei de sal , envolvi tudo num polme e fritei .Ficam muito bons pena é que são fritos , mas como diz o outro nem sempre nem nunca .

Receita da açorda:
Cerca de 300 gr.de pão de véspera
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro
metade de um caldo knorr
1 folha de louro
sal , pimenta e coentros
1 ovo batido

Faze-se um refogado com azeite , cebola , alho e a folha de louro . Adiciona-se o tomate picado , metade do caldo knorr , coentros a gosto e refoga -se mais um pouco . Numa taça deita-se o pão cortado as fatias finas e deita-se por cima água quente até amolecer o pão .Depois do pão amolecido espreme-se e deita-se no refogado , mexe-se  e deita-se água quente até ter uma textura cremosa , rectificam-se os temperos de sal e pimenta e adiciona-se um ovo batido , mexe-se muito bem com a colher de pau.
Bom fim de semana a todos os visitantes deste cantinho .
Graça Taborda

sábado, 16 de julho de 2011

Bolo de vinagre

Olá ! Hoje trago-vos um bolinho que é uma delicia , fresquinho e super facil de fazer , a unica coisa que tem de dificil é de conseguirmos resistir  só a uma fatia !!! eheheh !!! Beijinhos para todos e bom fim de semana .

Receita :
6 ovos
300 gr. de áçucar
250 gr. de farinha
2 colheres de sopa de vinagre
3 colherinhas de café de pó royal
Batem-se todos os ingredientes juntos  , vai a cozer em forno pré aquecido a 180º em forma untada e enfarinhada cerca de 20 minutos ou até fazer o teste do palito .

Molho para regar o bolo :

50 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de áçucar
4 colheres de sopa manteiga
raspa de dois limões

Vão todos os ingredientes ao lume até derreter a manteiga e o leite aquecer. Desenforma-se o bolo e fura-se com um palito , Rega-se e enfeita-se com coco ralado .

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolos de feijão verde à moda da aldeia do Bispo

A horta começa agora a produzir produtos horticolas , como o caso do feijão verde que colhemos todos os dias , e temos tirar o melhor partido enquanto os produtos estão a produzir. Fiz estes bolinhos de feijão verde que já via a minha mãe fazer ,pois é uma receita da aldeia dela (aldeia do bispo , concelho de Penamacor .
  .Por isso chamo a estes bolinhos (bolos de feijão verde da aldeia ). A receita eu já faço a olho mas vou tentar dar aqui as quantidades .

Ingredientes:
5 ovos
2 dentes de alho picados
feijão verde qb.
2 chouriços correntes
4 colheres de sopa de farinha

Tira-se o fio ao feijão verde , e vai a cozer cortado as metades com um pouco de sal . Depois de cozido escorre-se e deixa-se arrefecer . Batem-se os ovos com os alhos e a farinha  até ficar sem grumos . Adiciona-se o feijão verde e o chouriço cortado aos pedaçinhos pequeninos e envolve-se ao preparado.
Fritam-se as colheradas em óleo quente . Esta receita rende bastante e são muito bons , o acompanhamento destes bolos foi arroz de pimentos e uma bela salada .

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bolo semifrio de ananás

Costumo fazer este bolo muitas vezes , além de delicioso é muito fresquinho e tem uma linda apresentação . Fiz o bolo para um convivio de amigos e acho que foi aprovado por todos , foi pena que usei gelatina de marca " roscofe " e não era amarelinha para ficar mais vistoso .

Receita :
6 ovos
250 de farinha
250 de áçucar
1 colher de sobremesa de pó royal
8 colheres de sopa de calda do ananás
8 colheres de sopa de óleo

Recheio:
2 pacotes de natas
4 colheres de sopa de áçucar
2 pacotes de gelatina de ananás
qb. de cerejas em calda - facultativo


1 -Bate-se tudo junto ,   e deita-se num tabuleiro untado com margarina e vai a cozer em forno pré aquecido  a 180º.
Recheio :
Preparam-se 2 gelatinas conforme as instruções e deixa-se arrefecer , entretanto batem-se  as natas com 4 colheres de áçucar bem firmes.
Depois do bolo cozido desenfoma-se e deixa-se arrefecer para depois se cortar longitudinalmente .
Lava-se o tabuleiro e coloca-se no fundo as rodelas de ananás com as cerejas nos buracos e deita-se a gelatina até cobrir completamente o ananás e vai ao frigorifico até solidificar , depois coloca-se metade do bolo no tabuleiro e rega-se com a gelatina (liquida mas fria ) , recheia-se com as natas e coloca-se a metade do bolo por cima e rega-se de novamente com a gelatina e a calda do ananás .
Vai ao frigorifico de um dia para o outro ou no minimo 12 horas. Desenforma-se mergulhando a forma em água morna duranre 1 minuto.


Bom fim de semana ,   ou boas férias se for o caso ,  para todos os visitantes  deste cantnho.
Graça Taborda

domingo, 3 de julho de 2011

Massa com courgete


Com os courgetes a abundar na horta , cá pela cozinha é courgete na sopa ,  omelete de courgete , courgete recheado no forno , massas , etc. Esta massa é segunda vez que faço este ano e será para repetir muitas vezes com toda a certeza ,pois ficou aprovadissima por todos.

Receita :
200gr. de massa
1 courgete cortado as quinas
100gr. de bacon as tirinhas
4 fatias de queijo fundido aos pedaços
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de tomate
pimenta qb.
sal qb.
leite qb.(mais ou menos 8 colheres de sopa de leite )
azeite

Enquanto coze a massa , vai a refogar a cebola e os alhos no azeite ,quando a cebola estiver macia adiciona-se  a polpa de tomate , o courgete e o bacon ,  e vai a estufar lentamente . Salpica-se de pimenta e deita-se um pouquinho de leite e o queijo aos pedaços. Quando o queijo estiver derretido e o molho grossinho adiciona-se a massa escorrida e envolve-se no preparado .

A minha horta

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pastelão de arroz com o que havia

Mais uma sugestão para aproveitamento de arroz .  De um arroz branco que sobrou do almoço transformou-se numa refeição totalmente diferente e igualmente muito agradavél  , reciclar restos de comida para economizarmos um pouco nestes tempos tão dificeis e todas as dicas são bem vindas .

Fiz assim :
Numa taça bato 4 ovos com 2 dentes de alho picadinhos ,1oo gr de bacon as tirinhas ,4 fatias de queijo cortado aos pedaços ,salsa picada ,pimenta branca , adiciono o arroz  e envolvo tudo . Deito o preparado numa tarteira untada com margarina e enfeito com azeitonas ,vai ao forno  a 180o até ficar tostadinho . O arroz que me sobrou devia ser mais ou menos cerca de 300 gr. Fiz com aquilo que tinha no frigorifico, mas pode se fazer  com  mais variedade de ingredientes.