sábado, 10 de março de 2012

Tarte bom bocado

Esta tarte é um dos meus pecados , deliciosa e dificil de  resistir a uma só fatia !!!

Receita :
Massa :
Farinha-125 gr.
Açúcar -50 gr.
Margarina -0,75 gr.
1 ovo
Amassam-se todos os ingredientes com as mãos , e molda-se a massa  numa forma de fundo amovivél .

Recheio :
Leite -1/ 2 litro
Meio quartilho de água
1 pau de canela
1 casca de limão (só uma casquinha )
Açúcar -250 gr.
Ovo- 5 gemas
Farinha maizena -2 colheres de sopa bem cheias

Leva-se ao lume num tachinho a água com o açúcar , o pau de canela , casca do limão e o leite e deixa-se ferver . Do meio litro necessário tira-se um pouco para dissolver a farinha e as gemas . Depois de bem dissolvido e sem grumos adiciona-se ao liquido mexendo sempre até engrossar . Retira-se a casca do limão e o pau de canela e recheia-se a tarte , vai a cozer em forno a 180º por cerca de 25 minutos mais ou menos .

8 comentários:

  1. Graça , minha querida amiga, adorei esta tarte em geral não costumo fazer comentàrios durante o fim de semana, mas perante esta deliciosa tarte não podia passar sem deixar aqui uma palavrinha, esta tarte é divina amiga e o seu aspecto me fez salivar, engraçado que este nome não me é estranho acho que tenho uma recita num dos meus livros com este nome, mas ainda vou verificar!

    Parabens ficou 5*, levo na mesma esta receitinha comigo!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. É mesmo um bom bocado! Tem excelente aspecto! Até pela foto dá para ver que está mesmo boa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Pela foto parece ser uma delicia! Ficou muito bonita!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por divulgar receitas tão deliciosas. Esta tarde já a fiz algumas vezes mas depois perdi a receita. Agora já a posso fazer!!!
    Eu gosto de pôr raspa de limão na massa, dá-lhe um gosto diferente.

    ResponderEliminar
  5. olá =)
    queria desde já agradecer a inspiração que foi para mim , vi o blog da senhora e pensei em criar um meu tambem .
    imagine qual foi a minha primeira receita: uma tarte "bom bocado" inspirada na sua que achei maravilhosa .....
    um beijinho para a senhora Graça

    ResponderEliminar
  6. Boa noite
    Tambem gostaria de saber o que é um quartilho.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. O quartilho é uma medida antiga e corresponde a 0,25l.

    ResponderEliminar
  8. Muito usada na zona da Covilha e Guarda

    ResponderEliminar