sábado, 9 de janeiro de 2016

Bolos da Dona Maria Catita

E não é que estes bolos estão mesmo a pedir  uma caneca de café ... A receita destes bolinhos são da mãe de um colega meu, ele  deu -me os bolinhos a provar e como gostei muito pedi logo descaradamente a receita . Fiz e ficaram muito bons mesmos , claro que só se aproximam dos da dona Maria que são feitos em forno de lenha , e está claro da experiência.
A Dona Maria Catita faz o melhor pão caseiro cozido em forno de lenha que eu já comi  , decerto que aprendeu com sua mãe que tinha fama de guisar cabrito como ninguém  , era na casa do Ti Catito em Malcata que se comia essa iguaria . Lembro-me muito bem do ti Catito que era grande amigo de meu  pai e ambos gostavam de uma boa farra no bom sentido... , quando estavam juntos era só risada  , a mim chamava-me Silvita porque o meu pai era Silva  , ainda hoje os meus irmãos contam  histórias engraçadas deles .
E com pretexto de partilhar a receita destes bolos , lembrei e homenageei singelamente o  Ti Catito de Malcata e o meu pai o Ti Silva .

Receita :
12 ovos
1 kl. de açúcar
2 kl. de farinha branca de neve com fermento (Tem de ser branca de neve )
Metade de um pacotinho de bicarbonato
1 copo de leite
1 copo de azeite
Sumo de duas laranjas
1 cálice de aguardente

Bate-se muito bem o açúcar e os ovos ,depois juntam-se os outros ingredientes  e bate-se mais um pouco até ficar uma massa lisa mas consistente . Num tabuleiro enfarinhado deitam-se colheradas de massa ( os montinhos de massa espaçados uns dos outros ) e vai a cozer em forno pré aquecido a 200º até estarem dourados.

Nota : Esta receita rende muitos bolos,querendo pode fazer-se metade da receita .

















7 comentários:

  1. É que pedem mesmo uma caneca de café ou uma chavena de chá e com a chuva e frio que faz hoje é mesmo o que apetece! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estes bolos têm todo o ar de ser daqueles fofos que se devoram um atrás do outro, com uma chávena de chá a acompanhar. Lá se vai a dieta :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Que ricos bolinhos assim é que é bom logo uma remessa para não ter que fazer tantas vezes...um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Estou a visitar blogs para dizer que também tenho um blog de culinária coisa simples mas que eu gostava muito de levar em frente como já me disse uma amiga eu tenho que ir visitando para também eu ser visitada, este comentário será igual para as minhas visitas de hoje depois se verá não é verdade?http://cozinha75gramasdeternura.blogspot.pt.

    ResponderEliminar
  5. Maria Catita, visitei o seu blogue e gostei muito muito! Está muito bem configurado. Também criei um blogue recentemente "jardim dos sabores-Tudo em festa" Muito sucesso!

    ResponderEliminar
  6. Meu pai tambem è do Sabugal e recentemente fomos là visitar porque ha muitos anos nao tinha ido. ficamos em casa da minha tia, perto do castelo. Compramos uns bolos no mercado porque a minha tia Lurdes disse que eram deliciosos. Estava a procura da receita para fazer para o meu pai e encontrei aqui. Meu pai esta em franca ha 58 anos, tinha 18 quando sai do sabugal e ha muitos anos que nao tinha ido ahi. Foi bom ver os sitios onde o meu pai nasceu. Bom dia e muito obrigada pela receita.Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Marie , não sabe como fiquei feliz com o seu comentário , acho que levei um pouco da terra do seu pai até si através dos bolos , não é verdade ? Já agora como descobriu o blog ? Desejo-lhe muitas felicidades e muita saúde para a sua família e principalmente para o seu pai. Seja sempre bem vinda

    ResponderEliminar